QUEM SOMOS
A REDE AFRO-ASIÁTICA DE PESQUISADORES
SOBRE A OBRA E A VIDA DE LUÍS DE CAMÕES


A REDE CAMÕES NA ÁSIA & ÁFRICA (RCnA&A) é uma plataforma académica que reúne os pesquisadores e tradutores que trabalham em estudos avançados sobre a obra de Luís de Camões num espaço geográfico tido até hoje como «periférico» nos estudos camonianos. Valorizando o alcance universal da obra camoniana, a Rede recentra o camonismo, focando-se nas ligações do Poeta às culturas asiáticas e africanas, e promovendo iniciativas científicas como a tradução das obras de Camões para as línguas afro-asiáticas, a organização de congressos, e a publicação de livros e de trabalhos académicos.


Objetivos: estudar a obra de Camões e de outros escritores portugueses clássicos, promover e divulgar trabalhos científicos, apoiar novas traduções e publicações, e organizar congressos sobre o Poeta, realçando a matriz afro-asiática presente nos seus escritos.

Foco cultural e geográfico: sendo plurinodal, a Rede está aberta à criação de novos nós, sobretudo nas regiões da Ásia e de África onde Camões passou parte da sua vida criadora, como a Índia, a China, o Sudeste Asiático, a Indochina, o Índico e a África Oriental, e nas quais se inspirou para escrever Os Lusíadas, as composições líricas, o teatro e as cartas. Os membros têm proveniência asiática ou africana, ou exercem a sua atividade profissional e de pesquisa num dos dois continentes.

Congressos e eventos: a Rede organiza congressos, como os reunidos na Indonésia em 2022, em Macau em 2024, em Moçambique em 2025 e em Goa em 2026, para debater pesquisas e análises críticas sobre a obra de Camões, preferencialmente em chave asiática ou africana.

Outras iniciativas realizadas: lançamento em Macau, com o apoio da Fundação Oriente, do livro das Odes de Camões traduzidas para chinês por Zhang Weimin.


Parcerias estabelecidas: a RCnA&A estabeleceu parcerias com S. M. o Rei e a Casa Real de Ternate, Universitas Indonesia (Jakarta), Universitas Khairun (Ternate), Fundação Rui Cunha (Macau), Fundação Oriente (Macau e Lisboa), Consulado-Geral de Moçambique em Macau (Macau), Universidade Politécnica de Moçambique (Maputo), Universidade Eduardo Mondlane (Ilha de Moçambique), Universidade de Goa (Goa).


Financiamentos: para além dos apoios específicos para a realização de cada congresso, a RCnA&A obteve financiamento anual para os seus projetos de pesquisa e de investigação junto da Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau, e do Banco Comercial Português (Macau) para a presença online e edições corporativas.


TRABALHOS DOS MEMBROS